É uma delícia fazer degustação de chocolates! A diferença entre degustar e comer é prestar atenção em cada detalhe. Usando termos que são tendência no momento, podemos dizer que “mindfulness” ou “consciência plena” (ou atenção plena) é a chave aqui.

Eu já detalhei como fazer degustação de chocolates em dois posts:

Você vai precisar só de chocolate(s) (claro! kkk) e algo para limpar o paladar, que pode ser água, bolacha de água, maçã verde ou polenta sem tempero (isso que é usado em competições internacionais). Caso queira registrar suas sensações de cada barra, você pode anotar num papel. Se quiser registrar vários chocolates e ir degustando com frequência, pode usar a mesma ficha que eu uso. Eu tenho um bloco delas no escritório e outro em casa (mas confesso que não anoto tudo o que provo).

Ficha de Notas de Degustação

A Ficha de Degustação em pdf é esta:

Clique aqui para versão em pdf para impressão.

Se quiser saber detalhes de como preencher ou quiser o pdf que usa só metade da folha, visite esta página.

Roda de Sabores para Chocolates

Outra coisa que pode ser útil é a Roda de Sabores, que serve para ajudar a identificar as notas de sabores que você percebe, principalmente em chocolates de origem. Muitas vezes você sente um sabor, sabe que o conhece, mas não consegue dizer exatamente o que é. A roda serve para ajudar a encontrar essa palavra. Você começa pelo centro, repara se o sabor lembra flores, especiarias, frutas, etc e depois verifica dentro daquele grupo qual item chega mais próximo do que você está sentindo.

Depois de um tempo, isso acaba ficando automático.

Você pode usar uma roda de sabores de vinho ou de café, mas eu fiz uma específica para chocolates, com as notas mais frequentes neles.

Roda de sabores do Chocolates

Clique aqui para versão em pdf para impressão.

 

Taste with Colour®, da Hazel Lee

Se você for uma pessoa mais “visual”, que sente um sabor e automaticamente vem uma cor à cabeça (eu sou assim), uma ótima ideia é usar o Mapa de Sabor para Degustação de Chocolates® da Hazel Lee. Ela tem versões em vários idiomas, inclusive em português. Você pode comprá-lo no site dela TasteWithColour.com, ou me consulte, pois ela deixou alguns no Brasil quando veio em maio/19 e também pode enviar mais.

Conclusão

Enfim, não importa o “arsenal” que você usa, o importante é que seja confortável e divertido para você! Ah, experimente degustar chocolates com amigos ! É super interessante ver como as pessoas tem culturas gastronômicas e repertórios de sabores diversos. Lembre-se que não tem certo ou errado. Tem o que você sente e o que os outros sentem, o que não precisa necessariamente ser a mesma coisa.

Divirta-se!

Assine a Newsletter e receba em seu email novidades sobre chocolates!