Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Aprender a fazer chocolate bean to bar

Eu não faço chocolates hoje em dia. Sei fazer barras e bombons, tanto derretendo outro chocolate, que fiz muito quando tinha uns 18 anos, quanto a partir dos grãos de cacau, que aprendi no ano passado. É o tal do bean to bar artesanal, chocolate que me encanta e do qual falo e escrevo a toda hora. Por isso, muita gente me manda mensagens perguntando:

  • onde aprender a fazer chocolates do grão à barra;
  • onde comprar cacau;
  • onde comprar uma melanger no Brasil;
  • detalhes técnicos como temperaturas de torra, etc…

Como o Chocólatras Online é um blog para quem come chocolate (e não quero que seja diferente!), criei um outro site para quem quer produzi-lo.

ChocoWeb é um site onde chocolate makers e aspirantes podem trocar informações em português sobre a produção de chocolates.

A plataforma tem fórum de discussão, mas o conteúdo fica por conta dos usuários com perguntas e respostas. Eu e Arcelia Gallardo, que entende tudo de bean to bar, colocamos links e matérias que achamos que podem interessar. Entre elas, recentemente coloquei uma lista dos lugares que oferecem aulas para quem quer aprender a fazer chocolate do grão à barra. Eu tive aula com a Arcelia e não conheço pessoalmente os outros cursos, mas, pelo que foi anunciado, me pareceram interessantes e bem profissionais.

Vou listar os locais aqui, mas a lista lá no ChocoWeb vai ser eventualmente atualizada, aqui não. Portanto, se você está lendo isso depois de maio de 2017, vale a pena checar se houve alterações na lista de escolas lá.

Onde aprender a fazer chocolate bean to bar

Arcelia Gallardo da Mission Chocolate
Itaim Bibi – São Paulo – SP  mais informações
Duração: 2 dias e meio.

SENAC SP
Aclimação – São Paulo – SP  mais informações
Duração: 2 manhãs (junho/2017)  (Atualização em outubro/2017: curso suspenso por tempo indeterminado)

Castelli Escola de Chocolataria
Canela – RS – mais informações
Duração: 9 meses (inclui bean to bar e muito mais)

Escola Chocolate da Floresta
Ilhéus – BA – mais informações
Cursos com durações que variam de 20 a 80 horas

**Atualização em outubro/2017:
** Mestiço Chocolates – mais informações
** São Paulo – SP
** Duração: 3 dias

Se você tem alguma dúvida sobre a produção de chocolates, estou à disposição, mas pode ser que eventualmente eu não consiga te ajudar. Lá no ChocoWeb tem gente mais experiente que eu em “pôr a mão na massa”. Fique à vontade de levar sua dúvida para lá!

 

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

2 Comentários sobre
“Aprender a fazer chocolate bean to bar”
    • Oi Francisco, eu não sei a resposta para sua pergunta, mas no meu outro site, o ChocoWeb, tem um forum de discussões sobre como fazer chocolates e lá várias pessoas do ramo podem tirar sua dúvida. Tem também algumas dicas já publicadas. Por favor, entre lá no site, clique em Fórum de Discussão, crie seu login e coloque sua pergunta.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.