Estou constantemente procurando novidades no mundo dos chocolates, sejam em sabores, texturas, formatos, apresentações ou o conjunto completo disso tudo. Há alguns dias descobri as barras de chocolate da Luisa Abram e encontrei algo diferente do que existe por aí.
Descobri a marca por acaso, navegando em blogs de gastronomia. Me intrigou a história da moça de 23 anos, formada em gastronomia, que compra cacau do Acre e produz seu chocolate artesanalmente em casa, nas chamadas microproduções (até 15kg por mês). A produção de chocolate do grão à barra (bean-to-bar) nesta escala não é muito comum, pois o processo envolve vários equipamentos que, até pouco tempo, não eram fabricados em versões para uso doméstico. Agora existem versões menorzinhas para algumas etapas do processo, e outras precisam de certa adaptação, mas a Luisa teve a ajuda do pai engenheiro para resolver este problema.
Bom, entrei no site dela, comprei suas barras 70% de cacau e esperei. Chegou super rápido, e descobri depois que ela está bem perto, no bairro em frente ao meu, do outro lado do rio. Adoro surpresa boa: como além de chocólatra, eu sou designer, a embalagem me encantou de cara. Capricho total na apresentação. Claro, que este capricho todo se reflete no preço, mas compensa para quem aprecia mais a qualidade do que a quantidade.
E o chocolate… ah, o chocolate é maravilhoso. Para começar, os ingredientes são só cacau e açúcar orgânico. É, não precisa mais nada mesmo. Ao quebrar o primeiro pedaço, o som e o aroma já avisavam que seria muito bom, aí o sabor e a textura confirmaram.
Fiquei curiosa e liguei para ela para saber mais. O papo foi ótimo, ela me mandou fotos (a primeira e as duas abaixo) e me contou como tudo começou, em março de 2014, quando leu sobre como fazer o seu próprio chocolate no livro The Elements of Dessert. Faltava encontrar o cacau certo. A burocracia brasileira impediu a importação dos grãos da Venezuela e do Equador e ela foi atrás de um cacau brasileiro. Acabou escolhendo o cacau selvagem da Amazônia, mais especificamente de uma cooperativa de ribeirinhos do Acre. Com a matéria-prima em mãos e dedicação, desenvolveu a sua barra de chocolate 70% e agora as vende pela internet e em alguns pontos da cidade de São Paulo.
Sempre que eu compro um chocolate pela internet, reparo na embalagem de transporte, pois chocolate é um produto sensível ao calor. Veja aqui outras compras online que fiz. Pelas fotos, você vê que a embalagem que veio é a sacola com a caixa dentro e chegou perfeita, mas perguntei para a Luisa, já que a venda é pelo site, como ela entrega em locais mais distantes daqui. Ela me explicou que nestes casos usa uma embalagem mais protegida, com ar e jornal, e que já enviou até para Nova York, Londres e Holanda, sem problemas.
No site só há as barras com concentração de 70% à venda (agosto de 2015), mas ela me contou que está lançando a versão com 81% de cacau. Agora ela espera a chegada, em breve, da nova safra do cacau que, devido à mudanças nos parâmetros da fermentação, promete fazer um chocolate ainda melhor. E para o futuro, estão nos seus planos a diversificação em termos de terroir. Vamos esperar ansiosamente para conhecê-los.
Onde encontrar
Site oficial e loja virtual: luisaabram.com.br
Venda de barras de chocolates:
- Ópera Ganache (SP)
- Enoteca Saint Vin Saint (SP)
- De Forno e Fogão (SP)
- Mestre Queijeiro (SP)
- Empório 4 Elementos (Recife)
Chocolate no cardápio como parte dos pratos e sobremesas:
Já provei este chocolate e é realmente excelente, o melhor que ja comi.