Ele faz bem para a saúde, mas só em pequena quantidade!
Sabe todas aquelas matérias que você leu sobre os benefícios do chocolate? Esqueça ! Lembre-se apenas que chocolate deve ser consumido com moderação. Sim, esta informação está presente na maioria dos artigos sobre o assunto, mas geralmente aparece lá no final, sem nenhum destaque. Sabe por que? Porque o que faz você clicar na matéria e dar popularidade à respectiva página é a “boa notícia” dos benefícios (ou seja, o sonho de todo chocólatra de comer chocolate sem culpa), e não a verdade ou o bom senso.
Prefira os chocolates com alto teor de cacau
A verdade é que o cacau é considerado um super alimento porque é rico em anti-oxidantes e minerais. Mas ele também é rico em gordura, a manteiga de cacau, o que o torna um alimento bem calórico. Em média, 50% da composição do cacau é manteiga de cacau, a outra metade é a parte nutritiva. Como ele é naturalmente amargo e forte, se adiciona açúcar (o que dá o chocolate escuro ou amargo) e leite (o que dá o chocolate ao leite, que tem ainda menos cacau!). Ah! Chocolate branco não contém a parte rica em nutrientes, somente a manteiga do cacau, ou seja, é gordura + açúcar + leite, portanto nada saudável.
Por isso, os nutricionistas dizem que os chocolates mais saudáveis são os que tem alto teor de cacau, e que mesmo assim você deve consumir quantidades pequenas. Faz sentido. E eu digo mais, não basta ter alto teor de cacau, o ideal é ter apenas cacau e açúcar, sem outros ingredientes. Existem marcas que utilizam ingredientes artificiais, geralmente para redução de custos como gorduras hidrogenadas, aromatizantes e compostos químicos que não dá para saber o que é.
Algumas pessoas vão dizer que a manteiga de cacau é uma gordura saudável (veja sua composição nutricional). Eu não sei, não sou nutricionista e ainda não tive tempo de ir a fundo nesse aspecto, mas mesmo a melhor gordura do mundo não deve ser consumida em excesso. Dizem que azeite de oliva é uma gordura boa e ninguém fala que é saudável consumi-lo livremente.
Leia também Como escolher o chocolate mais saudável.
Em média, o chocolate tem 5,5 calorias por grama.
Então, uma barra de 100 gr ou metade de um ovo de Páscoa de 200gr tem em média 550 calorias, mais ou menos um quarto do consumo diário de calorias recomendado para um homem adulto (se você é mulher ou criança, isso pode representar um terço do consumo recomendado ou mais). Uma alimentação saudável é formada por diversidade de alimentos e fontes de nutrientes, não dá para comprometer um quarto das calorias do dia com uma barra de chocolate (por mais que isso seja o que a gente mais queria…).
Chocolate é como vinho
Ambos tem propriedades nutricionais interessantes, mas o consumo excessivo traz mais prejuízos para a saúde do que benefícios. No caso do vinho, é só o tinto que tem componentes nutritivos e, por isso, tem o consumo recomendado por médicos e nutricionistas. No caso do chocolate, o melhor é o escuro (ou amargo), que tem alto teor de cacau. Eu prefiro não chamá-los de amargo porque já provei vários chocolates feitos com cacau de regiões bem específicas e que não são nem um pouco amargos (por isso os americanos os chamam de “dark chocolate”, não “bitter chocolate”).
Assim como as uvas dos vinhos, cacau também tem terroir, e o sabor é influenciado pelas características de solo, clima e vegetação ao redor da plantação. Isso faz com que cada região tenha um sabor diferente e característico, alguns deles não sendo nada amargos. Quando bem feitos, estes chocolates de “origem única”, tem sabor delicioso e prolongado na boca por vários minutos, e você não tem a necessidade de comer vários pedaços para se satisfazer. Leia mais sobre como o chocolate está cada vez mais parecido como vinho e sobre chocolates de origem.
Chocolate é gostoso, evoca mil emoções, está ligado a sentimentos de alegria, amor e boas lembranças. Por isso que ele é um dos alimentos mais adorados do mundo. É muito bom ter chocolate nas nossas vidas. Só é preciso ter bom senso e manter o consumo moderado. Por isso que na escolha dos meus chocolates, eu prefiro qualidade e não quantidade!
Deixar um comentário