Chocolate é bom demais, mas também tem seu lado ruim: as malditas calorias. O verão está chegando, e com ele vem a perspectiva de se usar menos roupa e mostrar mais o corpo, o que faz com que muita gente entre em dietas, pare de comer doces ou aumente a prática de esportes (ou tudo isso junto!). O caminho para emagrecer é esse mesmo, mas dá para encaixar um chocolatinho no “pacote verão”. A palavra de ordem é “moderação”.

Dicas para emagrecer comendo chocolate

  • Coma só um quadradinho (ou 2) de chocolate por dia !
  • Escolha o chocolate amargo, pois além de mais saudável, com ele a vontade de comer chocolates é saciada mais rapidamente.
  • Escolha aqueles que vem embalados um a um. É mais fácil parar de comer quando a embalagem acaba, então quanto menor a embalagem, melhor. Não sei você, mas eu detesto comer um pedaço da barra e deixar o resto para depois, por isso adoro os mini-tabletes.

Em média, o chocolate tem 5,4 calorias por grama. Um quadradinho tem por volta de 5 gramas, o que dá mais ou menos 27 calorias. Um ou dois quadradinhos (ou bombons) não vão detonar a sua dieta. Muito mais que isso já pode ser um problema. Veja o infográfico de como compensar as calorias do chocolate.

Escolha Qualidade, não Quantidade!

Outra dica é ler a embalagem e escolher chocolates que tenham apenas manteiga de cacau como fonte de gordura. Afinal de contas, ela tem as mesmas calorias das gorduras hidrogenadas, mas ser parte natural do cacau, ela tem muito mais sabor. Veja o vídeo sobre a diferença da manteiga de cacau e as outras gorduras do chocolate.

No começo, pode ser difícil diminuir a quantidade de consumo de chocolate, mas com o tempo a vontade diminui. Sei disso por uma experiência que fiz durante um ano.

Há algum tempo, num reveillon, decidi que iria ficar 300 dias (não consecutivos) sem comer chocolates. Escolhi esse número pensando em comer chocolate apenas 1 dia por semana (em 52 semanas são 52 dias), mais 1 dia de tpm por mes (12 dias) e mais 1 dia extra (sei lá, meu aniversário por exemplo). Então poderia comer chocolate 65 dias do ano, podendo escolher quaisquer que fossem os dias e sem limite de quantidade no dia escolhido.

Aí é que foi interessante. Nas primeiras semanas, no dia que eu escolhia comer o chocolate, comia um monte. No decorrer do ano, essa vontade foi diminuindo, pois passava em média de 6 a 8 dias sem comer o doce, às vezes até mais. No final dos 12 meses, me satisfazia com apenas alguns pedacinhos. Consegui completar os 300 dias do ano sem chocolate tranquilamente.

Claro que passado aquele ano (acho que foi 2009), voltei a comer chocolate quase todo dia, mas deu para perceber que o açúcar é mesmo um vício que pode ser fortemente diminuído com o tempo e nem precisa de um ano inteiro. Ouvi dizer que apenas 21 dias sem açúcar já reduz quase drasticamente a necessidade que nosso corpo tem de consumir doce.

Hoje, escolho a dedo o chocolate que vou comer. Se vou me encher de calorias, que sejam dos melhores chocolates. Prefiro a qualidade, não a quantidade, ainda mais às vésperas do verão.

 

chocolates quadradinhos variados

Os chocolates das 2 fotos são os quadradinhos (que lá fora são chamados de carré  ou napolitains) das belgas Neuhaus, Galler e Dolfin, das fracesas Valrhona e Michel Cluizel,  da inglesa Fortnum & Mason, além do já conhecido brasileiro Mendoá.

Começa a contagem regressiva para o verão brasileiro!