Um tipo de mensagem que eu já recebi várias vezes é aquela que pergunta sobre como conseguir visitar fazendas de cacau na Bahia. Por isso resolvi deixar aqui as dicas de quais fazendas estão abertas à visitação pública.

As visitas que fiz foram em fazendas que, na maioria, não abrem normalmente para o público (pelo menos, não até o momento). Você pode ler sobre elas aqui e aqui. Consegui ir, pois participava de grupos de profissionais do ramo dos chocolates, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

As fazendas abaixo recebem turistas, mas não as visitei ainda (exceto a primeira). Acredito que em todas elas seja necessário fazer agendamento antecipado.

A foto acima é da Fazenda Capela Velha.

Se você souber de mais alguma fazenda de cacau que receba turistas, me conta para que eu atualize a lista.

E se você visitou uma destas fazendas, por favor conta para a gente aí nos comentários o que você achou da experiência. Obrigada!

Atualização (em 12/2/20): Outra fazenda super legal de visitar que agora abre para o público em períodos específicos é a Vale Potumuju. Fica em Arataca, umas 2 horas de carro de Ilhéus. Já estive lá 2 vezes, não é somente uma visita de algumas horas, é uma experiência de 2 ou 3 dias (veja neste link , a última fazenda descrita no post). Consulte a programação de datas deles nos perfis de instagram deles: @valepotumuju e @valepotumujuexperience.

Assine a Newsletter e receba em seu email novidades sobre chocolates!