A Páscoa já se foi e ainda tem ovos por aí? Às vezes a gente ganha mais do que dá para consumir em poucos dias. Se deixar os chocolates à vista pode ser um problema para você, então existem 2 opções: usá-los em receitas ou guardá-los!
Dicas de como guardar chocolates em geral e ovos de Páscoa
- Verifique a validade de cada produto e procure consumir primeiro os que vencem antes.
- Os chocolates com recheios tem durabilidade menor que os puros, então procure consumi-los primeiro.
- Guarde-os em local bem seco e fresco, embrulhado em papel alumínio e longe de fontes de calor, humidade e odores.
- Se a temperatura ambiente estiver até uns 18ºC, ótimo. Mas como na maior parte do Brasil está bem mais quente que isso, é preciso achar um lugar mais fresquinho na casa para guardar os chocolates, pois eles podem derreter e modificar a estrutura, sabor e textura, além de estragar o recheio, caso o tenha.
- Segundo me falou a Mitiko da Gallette Chocolates, o melhor lugar para guardá-los é em adegas, que costumam manter temperaturas por volta dos 18ºC com humidade controlada. Sorte de poucos.
- O ideal é não colocar chocolates na geladeira, mas, em épocas quentes (acima de 26ºC), essa é a melhor opção. Para isso, eis as dicas encontradas nos livros Discover Chocolate (de Clay Gordon) e The Chocolate Connoisseur (de Chloé Doutre-Roussel):
- Corte os chocolates (ou no caso, ovos de páscoa) em porções individuais. Separe os bombons também em quantidades apropriadas de consumo.
- Embale cada porção em saquinho plástico ou com filme plástico, com cuidado para não deixar ar dentro da embalagem para evitar contato com oxigênio e humidade. Dica: Para tirar o ar do saquinho plástico tipo zip, eu o fecho quase até o final, ali coloco um canudinho e aspiro todo o ar. Depois retiro o canudinho com cuidado e rapidamente fecho o saquinho.
- Quando for colocar na geladeira, coloque todos os saquinhos individuais em um saco grande zip também sem ar e o coloque no lugar menos frio da sua geladeira.
- Quando for consumir, tire o chocolate da geladeira, mas não abra o saquinho imediatamente. Aguarde até que ele chegue a temperatura ambiente (uns 20 minutos). Se ao abrir o saquinho, o chocolate “suar”, absorva o suor com guardanapo de papel.
Como usar chocolates em pedaços
Se você prefere usar os chocolates aos poucos no dia-a-dia, seguem algumas opções ridiculamente fáceis para quem não cozinha como eu:
- Cereal matinal: cortar os chocolates em pedacinhos pequenos e adicionar à “granola”. Se for ovo de Páscoa de casca fininha e recheada, melhor ainda.
- Cobertura de sorvete: sabe aquela cobertura de chocolate que vira casquinha dura quando encosta no sorvete? Então, é só derreter o chocolate no micro-ondas alguns segundos e jogar no sorvete! Fica maravilhoso se você usar aqueles ovos de páscoa crocantes.
- Calda para frutas: é só derreter no micro-ondas e jogar por cima das frutas ou deixar no potinho para mergulhar a fruta. Pode ser morangos (certifique-se que estejam bem secos) ou damascos.
- Com iogurte e frutas: é só cortar pequenininho e misturar.
Se você gosta de cozinhar, aqui seguem algumas dicas de receitas que usam chocolate em pedaços. Eu não as testei (exceto a primeira que faço há anos) pois prefiro os chocolates na sua forma original, mas me pareceram bem legais.
- Mousse de chocolate branco (Chocólatras Online)
- Pudim de chocolate amargo em barra (M de Mulher)
- Trufas (CyberCook)
- Mousse de chocolate fácil (Panelaterapia)
- Brigadeiro Gourmet (I Could Kill For Dessert)
Ah! Existe ainda uma terceira opção: doar o que você não for consumir. E você? O que faz com os chocolates que sobram (se é que sobram…) ? Conta para a gente aí nos comentários.
Deixar um comentário