Está chegando a melhor época do ano para quem ama chocolates e também para quem curte presentear. Com tantas opções no mercado, como escolher? Aqui vão algumas dicas para escolher ovos de Páscoa e encantar quem recebe.

Escolha pelo perfil do presenteado

Pense em quem será presenteado, repare no que a pessoa gosta e compre de acordo com esse perfil.

  • Crianças: Em geral gostam de chocolate ao leite, mas também gostam de brinquedos. Acho bem legal dar um pequeno ovo de Páscoa acompanhado de algo lúdico, que pode ser um jogo, um conjunto de caderno e canetinhas ou um livro bem legal.
  • Adultos que curtem vinhos, cervejas artesanais, cafés especiais: Eles já tem o hábito de experimentar sabores não padronizados. As melhores opções são os chocolates bean to bar que, em geral, indicam a origem do cacau nas embalagens. Eles são como vinhos, que dependendo da origem trazem diferentes notas de sabores. Nessa linha, existem chocolates que tem baixo amargor mesmo na faixa de 70% de cacau, portanto vale escolher os chocolates intensos. Se você sabe que a pessoa prefere dos chocolates ao leite, então opte por eles.
  • Público fitness: em geral, eles procuram chocolates sem açúcar, na linha dos intensos ou amargos. Isso não significa que o chocolate não é doce, significa que são adoçados com substitutos do açúcar como maltitol, xilitol ou ertritol. Se o chocolate tiver castanhas ou nozes, traz ainda os nutrientes desses alimentos.
  • Público vegano: para eles existem duas opções, os chocolates intensos (também chamados de amargos, mas se for bean to bar o amargor pode ser bem baixo) ou os ao leite feitos com leite vegetal, como leite de coco ou de amêndoas. Note que nem todo chocolate intenso é sem leite. Deveriam ser, mas alguns fabricantes adicionam leite para dar cremosidade, então vale conferir a lista de ingredientes e evitar os que tem leite.
  • Para quem curte sofisticação: vale reparar na embalagem do presente, porque ela faz diferença para esse público. Não significa necessariamente que os preços serão altos, mas o capricho nos detalhes e acabamentos estarão presentes.
  • Para famílias (quando o presente será compartilhado por várias pessoas): considere kits que tem sabores variados para agradar os diferentes paladares. Se não encontrar, opte pelo chocolate ao leite que é o que, na média, mais agrada.

Não se apegue aos ovos tradicionais

Ovos de Páscoa são presentes tradicionais e todo mundo gosta. No entanto, eu acho que mais importante que o formato oval é o conjunto aparência + experiência sensorial + originalidade + capricho, aliado à sua capacidade de escolher aquilo que vai encantar quem recebe. Então, vale o ovo oval tradicional, mas você também vai achar opções de chocolates ovais planos (achatados), coelhos e outros bichos, drágeas, esculturas, etc. Para falar a verdade, eu prefiro mesmo as barras porque são mais fáceis de guardar, já que eu não como tudo de uma vez, mas entendo que a maioria das pessoas não pensa assim.

Mais dicas

Eu não vim aqui fazer propaganda de nenhuma marca específica. Estou aqui para te mostrar o caminho para encontrar bons produtos onde quer que você esteja. Não adianta eu te mostrar as opções de ovos de Páscoa da minha cidade se você mora em outro lugar. Então seguem as dicas!

  • Faça compras locais. Não recomendo que você compre ovos de Páscoa online de cidades distantes. Chocolates já são sensíveis em formato de barras, imagine em formato de ovo! A chance de chegar despedaçado após uma longa viagem é grande.
  • Leia a lista de ingredientes. Os melhores chocolates não tem gorduras vegetais e o cacau deve estar no início da lista de ingredientes. Quanto menos ingredientes, melhor (chocolate intenso só precisa de 3 ingredientes e o ao leite 4, mas em geral só os bean to bar seguem esse padrão).
  • Validade. Ovos recheados tem validades menores que os ovos sem recheio. Isso porque chocolate em si tem validade longa (mais de 1 ano, por não ter água na composição), mas recheios tem vida mais curta (alguns de apenas uma semana!). Então, se você ganhar mais de um ovo de Páscoa, consuma primeiro o recheado e fique atento(a) à data de validade.
  • Geladeira não! Evite guardar chocolates e ovos de Páscoa na geladeira. A umidade, diferença de temperatura e cheiros de outros alimentos podem afetar a qualidade do seu chocolate. Procure guardá-los em local seco, fresco e longe de cheiros. A exceção é para cidade de clima muito quente em que o chocolate fica derretendo mesmo em temperatura ambiente. Nesse caso, embale o chocolate em filme plástico antes de colocar na geladeira. Ao retirar de lá, aguarde pelo menos 1 hora para retirar o plástico, senão o chocolate vai suar e ficar esbranquiçado.

Preços e tradição

Sim, ovos de Páscoa são mais caros que barras e bombons. E isso tem vários motivos bem lógicos. Eu gostei da explicação dada pela chocolate maker Ana Ruzzarin da Negro Doce (RS), assista em vídeo aqui. Em resumo, “o ovo de Páscoa demora 3 vezes mais tempo para fazer (significa mais mão de obra), ocupa mais espaço na fábrica, a logística é mais complicada, as embalagens são mais caras e a tarefa não é automatizada por ser feita somente um mes por ano”.

O ovo de Páscoa tem significado e tradição. Se quiser saber mais sobre essa tradição, leia o ebook do professor Jumar Pedreira lançado no ano passado, História da Páscoa: Da Deusa Eostre ao Ovo de Chocolate – Ebook Volume I.

Feliz Páscoa para você !