É comum me perguntarem qual é o melhor chocolate. Em 6 anos escrevendo exclusivamente sobre chocolates nesse blog e conversando com fabricantes e consumidores, eu posso te dizer com certeza que o conceito de melhores chocolates é muito variável e existe um motivo muito simples: estamos falando de algo que envolve paladar, cultura, estilo de vida e emoções, e eles afetam de forma diferente cada pessoa.

Foto acima: Nico Ceva

Por que os melhores chocolates para mim (ou qualquer outra pessoa) podem não ser o que você procura

Paladar

Somos todos humanos e mesmo assim, somos todos diferentes. Uns tem paladar mais apurado, outros menos. Pode ser por uma questão anatômica ou genética, pode ser por falta de hábito (de prestar atenção no que se coloca na boca) ou treino. No caso da genética, existem os super-tasters, pessoas que tem alta sensibilidade no paladar e detectam o mais leve aroma ou sabor. Não é meu caso, talvez nem o seu, mas não se preocupe, não precisa ser super taster para degustar chocolates!

Cultura gastronômica pessoal

Compare uma comida típica indiana e uma italiana. Ou compare a paulista e a baiana. São diferentes. Uma mais suave, outra bem mais condimentada. Eu sou paulista, descendente de italianos, cresci comendo alimentos deliciosos, mas temperados sem exageros. Além disso, quando pequena eu nunca fui de experimentar coisas novas. Torcia o nariz para comidas que eu não tinha provado antes, ou em restaurantes sempre pedia o prato conhecido. Por isso, eu não tenho o imenso repertório de aromas gravado na minha memória como tem outras pessoas, como meu filho mais velho e meu irmão que provam de tudo onde quer que vão, ou de pessoas que cresceram em outras culturas.

Quer ver isso na prática para os chocolates? A inglesa Hazel Lee criou o Taste with Colours: Chocolate Tasting Flavour Map ®, o Mapa de Sabores para Degustação de Chocolates, que ajuda na identificação das notas de sabores. A primeira versão foi em inglês, claro, e eu a ajudei na tradução para a versão em português. O mapa tem sabores que a gente não reconhece por aqui e eu já tinha identificado sabores em chocolates aqui que deveriam estar no mapa (jabuticaba e cupuaçu por exemplo) e ela não tinha colocado, porque não os conhecia, já que não existem ou são raros na Inglaterra. Então fizemos adaptações para o mapa brasileiro devido aos nossos repertórios e referências de sabores serem diferentes.

Taste with Colour ® by Hazel Lee

Taste with Colour ® – Mapa de Sabor para Degustação de Chocolates, da Hazel Lee, em português

Aliás, o mapa é super legal de ter, você pode comprá-lo no site dela e ela envia para o Brasil.

Emoções

Ah! Elas podem influenciar sim! Chocolate é um alimento que tem uma ligação direta com emoções. Isso não acontece em todas as culturas, mas acontece na nossa. Os orientais, por exemplo, não têm essa conexão emocional com chocolates. Nós temos, porque a maioria de nós cresceu comemorando aniversários com bolos de chocolate e brigadeiros, recebeu chocolatinhos como forma de carinho de alguém querido e como recompensa (seja numa comemoração ou por bom comportamento). Quando crescemos um pouco, demos ou recebemos chocolates de presente para pessoas amadas. Não é à toa que, sem contar a Páscoa, as datas mais importantes para o mercado dos chocolates são Dia dos Namorados, Dia das Mães e Natal.

Isso significa que um chocolate pode ser um gatilho para trazer à tona sensações de alegria, amor e conforto emocional. Por isso, comemoramos com chocolates e também os usamos como consolo.

Já presenciei várias discussões de amigos sobre quais são os melhores chocolates e percebi que muitas vezes as escolhas não tinham nada a ver com sabor, textura ou derretimento. O preferido costumava ser aquele que tinha alguma conexão com a história da pessoa, mesmo que ela não percebesse isso claramente!

Estilo de vida

Em 2016 fiz um post de Dia das Mães, listando os diferentes estilos delas e os chocolates para cada um. Tinha a mãe gourmet, a fitness, a ousada, a natural, a moderna, a romântica, a sofisticada, a alérgica, a baladeira, a matriarca e, claro, a chocólatra. Certamente você não se encaixa em apenas um deles, assim como eu também não, somos uma mistura de estilos. Mas posso dizer com certeza que não sou baladeira, nem alérgica, fitness ou romântica. Será que somos parecidos?

E tem também a parte financeira, que tem a ver tanto com a condição da pessoa (o quanto ela pode gastar) quanto com a importância que ela dá para o chocolate ( o quanto ela está disposta a gastar). Muitas pessoas não pagariam o que eu às vezes pago por uma barra de chocolates. Mas eu também não pagaria o que elas pagam pelos cafés e cervejas!

Estamos em 2020 e muuuuita coisa mudou. O mercado de chocolates artesanais passa pela revolução bean to bar, e o covid-19 ter mudado nosso jeito de viver (menos viagens, home-office, mais compras online e em mercado local, etc). Enfim, isso também já está influenciando no que damos preferência.

Eu e você

De que adianta eu te falar quais os melhores chocolates para mim se pode ser que eles não se encaixem no que você gosta ou o que você procura?

Se eu vou escolher chocolates para algumas das minhas melhores amigas, não escolho o que eu gosto. Temos histórias, conhecimento (de chocolate) e preferências diferentes. Uma adora chocolate branco, a outra gosta dos mais doces e recheados (para ela levaria bombons ao leite), a outra nem gosta de chocolates (prefere salgados) e eu prefiro barras intensas de cacau de origem. Também tenho amigas veganas e que só comem se for orgânico (eu não procuro isso nos chocolates) e outra que prefere os substitutos como alfarroba (Deus me livre!!!). Amo todas elas mesmo assim, mas os chocolates… quanta diferença.

Se mesmo sabendo dessas diferenças, você pensaria em me pedir uma dica, sugiro dois caminhos:

  • Veja o Guia de Marcas de Chocolates e o Guia de Lojas aqui no site Lá tem as marcas que eu gosto (confesso que ainda não tive tempo de colocar tudo) e lojas que eu conheço (conheço as de São Paulo, as demais encontrei por pesquisa).
  • Veja o meu instagram, lá tem mais de 900 posts e centenas de chocolates (não tem post patrocinado e eu só posto o que eu acho que pode valer a pena para vocês). Aproveite para ler os textos, pois sempre tem um conteúdo que explica sobre esse mundo maravilhoso dos chocolates.

E tem mais! A distância!

O Brasil é imenso. De que adianta eu te falar de um chocolate maravilhoso que eu comprei aqui em São Paulo se você mora em Goiânia ou em Manaus? Você vai ter dificuldade de comprar, vai pagar uma fortuna de frete e ainda corre o risco dele sofrer com a viagem (chocolate bom é sensível a temperatura e umidade, pode chegar aí bem diferente do esperado).

Dica: Dê preferência a lojas próximas de você, principalmente agora no verão! Parece uma coisa óbvia, mas tem gente que prefere comprar de longe só para conseguir um chocolate que uma influenciadora citou. Pode ser uma furada! (e eu não quero ser essa pessoa!!!)

Conclusão

Os melhores chocolates para você só você pode escolher. Não deixe ninguém dizer o que é melhor para você!

Se precisa de ajuda, estou aqui para isso.

Posso te dar conhecimento para você saber escolher chocolates em qualquer lugar do mundo. Aqui no blog tem mais de 300 posts com informações. Para facilitar, seguem os links que acho mais interessantes você ver, caso seja sua primeira vez por aqui:

Que você tenha um excelente 2021, cheio de saúde, alegrias e chocolates maravilhosos!